A voz do coração, de Elizabeth Bezerra, é o oitavo e ultimo livro da série New York. Esta série é composta pelos títulos Proibida para mim, Seduzida por Ele e Protegida por mim, que formam o casal principal da série, Neil e Jenny. Essa trilogia foi tão intensa e os personagens secundários foram tão bem quistos pelo público, que cada um dos amigos acabou ganhando histórias próprias. Assim, o livro Por você eu faço tudo, contou a história de Richard e Paige. Além da atração e Além do amor, contaram a história de Adam e Penélope. Louco por você contou a história de Liam e Julienne e, para fechar com chave de outro, A voz do coração veio para contar a história de Peter e Fabiana. Como toda série maravilhosa, vinda de uma autora tão amorosa como Elizabeth, para arrancar o coração do nosso peito de vez, ainda ganhamos dois bônus para a série: Caminhando entre espinhos e Lembranças de um natal feliz. Todos os títulos da série estão disponíveis em versão digital e, com exceção dos bônus, em versão impressa também, pela Editora Bezz.
Além da série New York, a autora tem outros livros publicados: O preço de um amor, O valor do Perdão e Reaprendendo a amar (série Recomeçar). Ela participou da antologia As quatro estações do amor e, recentemente, debutou no gênero romance de época com o livro Presa em seu feitiço.
Em A voz do coração, vamos adentrar na história de Peter, aquele que, dentre os amigos sempre fora o que cuidou de todos, mas que pouco se soube dele. Ele se manteve sempre muito reservado.
Já no prologo de A voz do coração nós entendemos a origem dos problemas de relacionamento de Peter. Ele usa o sexo sem compromisso como meio natural de se relacionar com mulheres. E, embora ele esteja envolto a um grupo de amigos que estão casados ou se casando, parece ter aversão à palavra compromisso. Contudo, suas convicções começam a ser postas em questionamento no momento em que Fabiana é deixada em seus cuidados.
Fabiana é uma jovem brasileira que foi vítima do trafico de mulheres. Ela aparece inicialmente no livro Protegida por mim em uma situação de perigo que Neil enfrenta e Peter o salva, junto com Fabiana. A história deles vai se desenvolver em um tempo cronológico paralelo ao que acontece nesse livro em diante.
Depois de seu resgate, Fabiana é deixada sobre os cuidados de Peter que imediatamente e instintivamente desenvolve um sentimento de proteção enorme em relação à ela.
“(…) Assim que entrei, e a avistei encolhida na cama, dormindo, toda a raiva e revolta que fervilhavam dentro de mim começaram a diminuir. Uma necessidade inexplicável de cuidar e proteger essa garota tomou força no lugar da minha revolta. (…)”
Fabiana comeu o pão que o diabo amassou nas mãos de Nathan, o grande vilão da série. Depois de ser cruelmente mutilada ela perde a habilidade de falar, o que justifica o titulo desse livro – A voz do coração. É uma jovem cheia de traumas mas doce e delicada, ao mesmo passo que é forte por conseguir sobreviver a tudo que enfrentou.
“(…) A verdade é que já faz algum tempo que eu deixei de acreditar em paraíso e anjos. Eu só poderia estar no meu purgatório. Tenho vivido ali por muito tempo, conheço-o muito bem. (…)”
Uma vez sob a proteção do seu cavaleiro de armadura brilhante, Fabiana precisa aprender a lidar com suas dificuldades e se reinserir na sociedade. Seu maior entrave é confiar nas pessoas.
“(…) Dentro de mim, uma pequena parcela racional sabia ou queria acreditar que estavam ali para me ajudar. Que elas queriam o meu bem. Só que eu não conseguia voltar a confiar nas pessoas. Quando se perde a fé e a esperança, a confiança é uma coisa muito difícil de sustentar. (…)”
Peter precisa superar seus traumas de infância e se permitir entregar-se sem reservas, explorando e aproveitando o melhor que um novo sentimento como o amor pode lhe proporcionar. Contudo, a ameaça das organizações de Nathan ainda são um perigo iminente para Fabiana, então desativar o esquema criminoso do trafico de mulheres é algo que Peter precisa resolver com urgência. Seus amigos e seu grande amor estão em perigo.
Como será que o nosso mocinho fará para derrubar as barreiras de sua hospede?
O que falta para Peter acabar definitivamente com a organização criminosa de Nathan?
O que aconteceu com a familia e os amigos de Fabiana?
Essas e outras perguntas você só saberá lendo A VOZ DO CORAÇÃO. O que devo te adiantar é: Prepare-se para muita adrenalina, muitos suspiros e algumas risadas ao longo da leitura.
Seguindo o mesmo estilo narrativo dos outros volumes da série, temos algo direto, impessoal, fluido e envolvente. O enredo não deixa peças soltas, ele se encaixa perfeitamente com os outros livros e se desenvolve harmonicamente, nada de história corrida ou arrastada demais. Os nossos personagens queridos dos títulos antecessores aparecem em diversos momentos então meio que matam a nossa saudade. Eu tenho uma predileção descarada pela Paige e amei poder “estar” com ela mais um pouquinho. As cenas de ação despertam nossa atenção, os momentos de fragilidade, arrancam suspiros e as cenas mais calientes, essas eu diria que são incentivadoras. Os diálogos são coerentes, inflamados e sensuais.
Além do alerta social que é trabalhar com uma temática como o trafico internacional de mulheres, a autora destaca valores importantes como amizade, lealdade, familia, honestidade e fé.
Mesmo com uma temática densa como a violência contra a mulher, Elizabeth é muito sensível em suas colocações, não explorando demais ou descrevendo demais situações desconfortantes que fazem parte do universo violento do crime organizado ou de comunidades e que não poderiam ser esquecidos no desenvolvimento do enredo.
Ambientado em Nova York, a cidade mais populosa dos EUA, nossos heróis nos permitem conhecer um pouquinho desse lugar, seja por seus pontos turísticos e/ou restaurantes muito bem descritos.
Bem, quem acompanha as minhas resenhas, sabe que sou apaixonada por essa série desde o primeiro livro. Eu curti demais cada um dos volumes e foi um enorme prazer me deparar com esse encerramento da série. É incrível como ao mesmo tempo em que fico feliz por finalmente ter “conhecido” o Peter, estou triste por pensar que a série acabou e não vou mais “encontrar” esses amigos que ganharam lugar no meu coração. Ainda bem que existe a releitura e certamente vou recorrer à ela quando bater aquela saudade.
Se você ainda não conhece essa série, não perca tempo e comece já!
PETER VEIO PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO.
Espero que vocês se apaixonem por essa história tanto quanto eu me apaixonei.
Elizabeth Bezerra, que você saiba o quanto te admiro como pessoa e como autora. ♥
Beijos,
Deixe uma resposta