Cenas de um casal publicitário: Ou qualquer outro nas galáxias, de Raul Otuzi, foi publicado pelo Selo Alternativa Books. Raul possui outra obra – Tristes Finais para Começos Infelizes – publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura, pela Ed. Novo Século. Em 2014, foi um dos vencedores do Prêmio Fnac Novos Talentos da Literatura Brasileira.
Lidiane é uma jovem nascida em uma família de classe média baixa, cujo maior sonho na infância foi ser pintora. Com a adolescência, esse sonho deu lugar a outro, o de ser uma grande publicitária. Seus pais sempre sonharam com uma filha médica e essa escolha dela trouxe muito desgosto para eles.
Lauro é um rapaz de classe alta que sempre teve uma envergadura para o lado cultural: poesia e música são suas maiores paixões. No entanto, quando cresceu, essa sua aptidão acabou se tornando apenas um passatempo e ele decidiu-se por ingressar na faculdade de Publicidade e Propaganda. Assim que seus pais receberam a noticia que o filho havia escolhido que carreira seguir eles comemoraram e incentivaram pois estavam cansados de ver um filho “sem rumo”.
Já na faculdade, Lauro e Lidiane foram se aproximando e, em uma festa, deram o tão esperado primeiro beijo. Desde lá não se separaram mais, o que culminou em um relacionamento sério. Com o tempo, se formaram e iniciaram suas vidas profissionais. Lidiane se tornou diretora de arte e Lauro, redator publicitário em diferentes agências de publicidade da cidade de Ribeirão Preto.
Ambos sempre foram diferentes um do outro. Lidiane sonha em ser reconhecida mundialmente e respeitada pelos trabalhos que apresenta. Sua meta é ganhar os Leões Cannes, um prêmio mundialmente disputado na área publicitária. Desse modo, ela teria que trabalhar arduamente para conseguir esse status. Em contrapartida, Lauro se sentia vazio pois verdadeiramente não estava feliz com seu trabalho, e por mais que se empenhasse não se sentia bem. Ele ainda tentou se desafiar nas áreas da gastronomia e na podologia, mas novamente não era “sua praia”.
Eles tinha ambiçoes profissionais distintas mas sempre permaneceu o desejo comum de estar juntos.
Em uma noite, Lauro prepara um jantar especial para sua amada, ansioso para mostrar-lhe o presente que há tempos estava preparando para ela. No entanto, as coisas não saem em nada com o que ele tinha imaginado. Lidiane não acredita que ele fez uma tatuagem com o seu nome e o crítica duramente, deixando-o totalmente magoado com sua falta de sensibilidade. Confesso que até eu fiquei chateada com a Lidiane!
“(…) Sem mais falar, ele levanta a barra da calça da perna direita para mostrar o desenho que demorou quase três horas de sofrimento para ser concluído. Eu fiz por você, para você… (…)”
A surpresa de Lauro acaba por desencadear uma reação totalmente inesperada. Ao inves de unir o casal, se torna o estopim para uma grande mágoa e eles se distanciam.
Será que um casal com ambições e gostos tão diferentes vão encontrar um meio termo para ficarem juntos?
Em CENAS DE UM CASAL PUBLICITÁRIO, a narrativa é em primeira pessoa, sendo intercalado os pontos de vistas dos protagonistas com os dos personagens secundários, dando à trama um diálogo necessário para que o enredo ficasse fluído e descontraído. O autor aborda nesse livro a exigência do mercado publicitário, desejos embutidos, frustrações, conflitos internos e externos. Um ponto crucial é a amizade que é acentuada no decorrer da história.
Quando iniciei a leitura, me deparei com um momento humorado, mas no decorrer me vi algumas vezes dispersa. Eu conheci uma Lidiane egoísta, insensível e que se julgava sempre ser “certa” o tempo todo. Isso me incomodou, pois torcia para que ela desse a volta por cima e acredito que houve momentos em que isso poderia ter acontecido, mas não aconteceu! O Lauro? Esse me fez ter meus momentos de xingamento interno, afinal o tempo todo foi manipulado, humilhado, e não teve vontade de dar um basta e mudar sua vida. Parecia viver em uma inércia sem fim, até que, felizmente, ele se encontra!
Eu recomendo a história porque dela consegui extrair várias reflexões para não cometer os mesmos erros, mas sei que tem momentos nas nossas vidas que deixamos de lado algum sonho ou projeto por medo de ir em frente. Na minha opinião, o livro tem potencial para ter um outro final, mas entendi o ponto de vista que o autor queria colocar para a história. Entendi, embora não concorde.
Ao final da leitura me encontrei pensativa pois o conflito interno não aconteceu somente com eles, comigo também. O mais engraçado é que pretendo ser Publicitária em breve, então de certo modo me identifiquei com o enredo e os personagens. Por conta disso, digo que essa leitura serviu para me atentar aos erros que não devo cometer.
Um livro de 160 páginas, com uma diagramação perfeita, sem erros ortográficos. A capa é linda, a folha de rosto e as que separam a parte 1 da 2, gostei muito! Tiveram o cuidado para apresentar ao leitor um trabalho admirável.
Espero que vocês tenham gostado. Já leu? Gostou?
“Faça da leitura, sua rotina.”
Deixe uma resposta