Como a gratidão influencia na qualidade de vida?

gratidao

Como a gratidão influencia na qualidade de vida?

A gratidão é um dos sentidos humanos mais puros que existe. Ser grato é uma atitude de vida. Quando agradecemos, reconhecemos que a nossa existência está cheia de bendições. Uma investigação da Universidade de Minnesota sugere que o nível de agradecimento é hereditário em até uns 40%. A pergunta lógica seria então: temos uma predisposição a gratidão ou é um sentimento que temos que cultivar deliberadamente?

O maravilhoso fato de respirar é por si só um dos grandes motivos de sermos gratos. Uma vez que reconhecemos a beleza nas pequenas coisas da vida, a gratidão se incorpora de maneira automática. Pois é nesse momento que reconhecemos que podemos seguir o caminho da nossa vida percebendo os obstáculos como oportunidades para crescer. A maneira que vivemos os desafios pode fazer com que percamos a consciência dele. É muito simples agradecer as coisas boas que passam nas nossas vidas. Mas o que acontece quando tudo aquilo que almejamos não acontece? A gratidão põem situações em perspectiva. Se somos capazes de ver tanto o bom como o mal, termina mais difícil reclamar. Adotar a gratidão como filosofia de vida é se preparar para receber tudo aquilo que você deseja.

A gratidão é um valor que se ensina desde cedo

Por ser um dos valores mais apreciados e respeitados a gratidão é essencial na hora de educar as crianças. O aprender a dizer obrigado nos traz aquela sensação de bem-estar e reconhecimento para as crianças. Da mesma maneira que se ensina qualquer valor a uma criança, dizer obrigado se ensina com o exemplo, modelando para os mais novos com as nossas próprias ações. Pais agradecidos e virtuosos criaram a crianças agradecidas e virtuosas.

O exemplo, tanto dos pais como dos educadores é fundamental na hora de inserir valores nas crianças. O melhor professor para ensinar gratidão aos seus filhos é você. Os menores devem aprender a dar obrigado não apenas pelo material, senão também por algum gesto que tiveram com eles. É necessário ensinar a uma criança a dizer obrigado pelas pequenas coisas e ações, para que também que sejam agradecidos consigo mesmos. Principalmente quando alcançam as suas metas diárias como fazer a cama, fazer a mochila, fazer os deveres de casa.

gratidao-2

Como ser uma pessoa mais grata?

De fato a gratidão é uma emoção poderosa que pode melhorar a nossa vida de muitas maneiras. Para começar, muitos estudos demostram que o sentimento de agradecimento nos ocupa e nos envolve por completo. Por essa razão é muito difícil se sentir deprimido ou aquele sentimento de lástima sobre você mesmo quando está focado em se sentir agradecido.

Dessa forma, para manter uma atitude positiva, comece a evitar gastar sua energia se comparando com outras pessoas. O melhor a se fazer é fechar os seus olhos e explorar tudo aquilo que você é e que te pertence. Focar-se no positivo te ajudará a deixar de lado um jogo de comparação e a valorizar mais profundamente as coisas que você possui. Agradecer profundamente pelo muito e pouco que você tiver. Porque esse ato é tão simples e vai te ajudar a melhorar seu estado de ânimo imediatamente.

Benefícios científicos da gratidão

Os efeitos da gratidão são imediatos e os benefícios são percebidos para quem a prática. Cultivar a gratidão nos ajuda além de experimentar o bem-estar emocional e a regular o estresse, como também tem repercussões positivas sobre a nossa saúde física. Não é uma novidade que a gratidão seja muito beneficiosa para a saúde emocional. Mas o que resulta curioso é o fato da gratidão também ser positiva para a saúde fisiológica.Sem sombra de dúvidas é um exemplo para o jargão mens sana in corpore sano. Na realidade essa frase também poderia funcionar ao revés: corpore sano in mens sana.

Numerosos estudos demonstram que expressar e experimentar a gratidão aumenta a satisfação daquele que a expressa. Igualmente a vitalidade, a esperança e otimismo. Ademais, contribui diminuindo os níveis de depressão, ansiedade, inveja e estresse relacionados com o trabalho. Além do mais, é possível perceber os efeitos imediatos da gratidão. Alguns autores argumentam que a gratidão contribui par ao êxito a longo prazo nas relações e o bem-estar pessoal.

Como melhorar sua qualidade de vida com apenas uma palavra

Pode ser difícil acreditar que algo tão simples como dizer obrigado pode chegar a aliviar a dor física. Sem embargo esse é um fato comprovado cientificamente. Muitos investigadores respaldam o poder da gratidão por um estudo que foi publicado em 2012 em “Personality and Individual Differences”. As pessoas agradecidas experimentam menor dor e manifestam se sentir mais saudáveis que as outras pessoas.

Em suma, na medida que a gratidão favorece a liberação de dopamina, também pode ajudar a melhorara a dor física. Isso porque a dopamina é um neurotransmissor que desempenha um importante papel no processamento da dor e seu efeito analgésico é muito importante. Além do mais, a investigação em geral encontrou que as pessoas agradecidas também tem mais interesse em cuidar da sua saúde e fazem mais atividade física. De fato, as pessoas que cultivam a gratidão fazem exercícios com mais frequência e são mais propensas a fazerem revisões médicas o que provavelmente contribui para a longevidade.