Por que o manual do sexo foi proibido?

manual do sexo

Por que o manual do sexo foi proibido?

Recentemente um dos livros mais curiosos foi leiloado na Inglaterra. Mas poucas pessoas sabiam da sua existência porque se tratava de um livro que foi proibido no século XVII. Bom, o título desse artigo já deixa claro o motivo pelo qual esse livro foi banido por tanto tempo: sexo.

Contudo, nos dias de hoje a sexualidade humana representa um dos temas mais abordado entre os pesquisadores, psicólogos e cientistas sociais. Por isso, esse livro é uma ferramenta poderosa para entender ainda mais o processo evolutivo dela. Sendo assim, nesse artigo vamos apresentar o curioso manual do sexo que foi censurado durante quase três séculos e a sua importância para nós nos dias de hoje.

Manual do sexo

Apesar de o sexo ser uma das características mais latentes do homem, ele nem sempre foi entendido dessa maneira. Por isso, o manual do sexo só foi distribuído livremente desde o século XX. Nele existem algumas particularidades especiais. Uma delas se refere ao título que também chamado de O Manual do Sexo de Aristóteles. Já a outra, como era de se esperar, são os conselhos sobre o mundo erótico.

livro o manual do sexo

Porém, na realidade não se sabe a origem do autor oficial do livro. Nesse sentido, a razão pela qual o filósofo grego aparece no título ocorreu para dar um maior prestígio ao livro. Já em relação aos conselhos, o fato interessante do livro está relacionado aos costumes e mentalidades da época. Ou seja, esse livro também serve como uma evidência histórica de como a sexualidade era assimilada naquele período.

Por que esse livro foi censurado?

Apesar de se tratar de um livro que aborda uma temática sensível para o período histórico, o manual do sexo aborda o sexo através de uma perspectiva cristã. Em outras palavras, a maioria dos textos estão completamente alinhados com o pensamento cristã da época. Porém, por ser um tema delicado para o período, falar sobre sexo até mesmo através do viés cristão poderia ser malvisto.

Portanto, no manual do sexo o ato sexual é interpretado como uma ação carnal e natural entre homem e mulher, cuja a finalidade era a de procriar. Como também a respeito dos conselhos para determinar o sexo dos filhos e métodos para evitar que estes tivessem algum tipo de deformidade.

Sendo assim, nesse manual é possível encontrar conselhos sobre como a mulher deveria estar no ato sexual se ela quisesse ter uma filha ou um filho. Ou seja, se a mulher estivesse deitada sobre o lado direito depois do sexo, significava que ela gostaria de ter um filho. Porém, para ter uma menina deveria deitar-se em seu lado esquerdo. Outro fator que também se relacionava com a escolha do gênero do bebe eram as datas mais propicias para praticar o ato sexual.

Do que se trata o manual do sexo?

Apesar de quase todo o conteúdo do livro centrar-se na reprodução, ele também inclui algumas recomendações para levar uma vida sexual satisfatória. Por exemplo, no manual é possível encontrar conselhos como: “quando o sexo é moderado e legítimo, ele ajuda a aclarar a mente e deixar de lado a melancolia”.

Além do mais também se relata as relações com o sexo e a saúde. Logo, problemas de vista, náuseas e outras complicações mais graves serão uma consequência da falta de sexo regular. Contudo, o excesso de sexo também será algo prejudicial apresentando da mesma maneira que a falta de sexo regular, problemas de saúde e um encurtamento do tempo de vida.